Ao voltar de um relaxante banho da Cachoeira da Costroli no final da tarde, nos deparamos com uma ave diferente com um longo e curvado bico, de longe lembra até um pato com sua cauda curta, ficamos intrigados em saber que animal seria aquele até então nunca visto por nós.
Após tirar a uma certa distância fotos do casal de aves, ao filmá-las, elas voaram, mas foi o suficiente para registrar mais uma espécie animal que encontramos piramba a fora. Ao chegar em casa, logo pesquisei na internet no intuito de descobrir o nome da ave avistada, em pouco tempo tive a certeza tratar-se de uma Curicaca (Theristicus caudatus).
O nome popular dado a esta ave se dá em razão da semelhança de seu canto composto de fortes gritos, no pantanal é conhecida como despertador. Habita campos secos, alagados e pastagens. Alimenta-se durante o dia e também ao pôr-do-sol. Tem alimentação variada, composta de insetos e larvas, centopeias, pequenos lagartos, ratos, caramujos, insetos, aranhas e outros invertebrados, anfíbios e pequenas cobras, e até mesmo aves menores. Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra fofa. Uma curiosidade deste animal é ser um dos poucos predadores que não se incomodam com as toxinas liberadas pelo sapo (Bufo granulosus), por isso este anfíbio pode fazer parte de sua dieta.
Como diz o ditado, vivendo e aprendendo, são tantas as espécies animais que habitam a nossa volta, mas poucas são as que conhecemos de fato. Por isso, é sempre gratificante avistar animais que até então desconhecíamos, evidência da vastidão de nossa fauna e do nosso parco conhecimento, o que é muito bom para aguçar aquela curiosidade que nos leva adquirir novos conhecimentos. Abaixo segue um mapa de registro da espécie no Brasil, pode-se notar que o interior de São Paulo faz parte da distribuição geográfica desta ave.
Rudi Arena
Fonte: http://www.wikiaves.com.br/
Mapa de registros da espécie curicaca (Theristicus caudatus)*
*Cidades onde os observadores do WikiAves registraram ocorrências da espécie curicaca (Theristicus caudatus). A concentração de pontos em uma região não indica, necessariamente, concentração de aves nesta região pois está relacionado também à concentração de observadores, principalmente nos grandes centros urbanos.