O Verdadeiro Dedo de Deus – Nova Colúmbia (Ocauçu-SP)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este monumento natural conhecido como Dedo de Deus ou Torre de Pedra, situa-se próximo as cidades de Lupércio, Ocauçu e Marília, mas precisamente está localizado em território pertencente ao distrito de Nova Colúmbia que por sua vez faz parte do Município de Ocauçu.

Esta pedra monumental parece ter sido talhada por um exímio artesão, e é também intrigante, pois é uma visão inusitada se deparar com uma torre de pedra totalmente desprendida do imenso rochedo que existe ao lado, o que indica que originalmente deveriam ser uma coisa só. A pergunta é, quais fenômenos naturais poderiam ser os responsáveis pelo feito, que mecanismos naturais delinearam a sua forma? Pois apenas dizer que é ação do vento e da chuva de forma genérica, não ajuda elucidar a questão.

Ao redor do Dedo de Deus, existem também lugares belíssimos, com uma topografia privilegiada, próximo a uma serra muito bonita, com rios, estradas de terras quase desertas, lugares para lá de tranquilo. Existem por lá, várias e boas trilhas para pedalar, há dois caminhos que levam para Marília, um outro em direção a Ocauçu, entre outras bifurcações e estradas paralelas. Um prato cheio para os amantes da natureza e de mountain bike.

Uma grata surpresa foi perceber que as encostas, e topos de morros, tinham sua vegetação bem preservada, muito diferente do que estamos acostumados a ver na grande maioria das zonas rurais da região. Lugares estes que cederam áreas que deveriam ser de preservação permanente para cultivo em sua maioria de café, ou para formação de pasto. Infelizmente esta prática não tem beneficiado ninguém, pois muitas vezes o proprietário da terra deixa de utilizar a área, em razão de erosões ou desbarrancamento, ficando apenas o dano ambiental e um espaço improdutivo.

Este pedal vale mais do que a pena encarar, há varias opções de estradas e muitos lugares a se explorar, paisagens que parecem uma verdadeira pintura, descidas longas e bem inclinadas em que a bike chega a perigosas velocidades. Também tem uma área chamada de Mirante, onde existe umas fazendas que levam este nome, é um lugar com uma vista peculiar da região por ser alta e uma vista com um horizonte a perder de vista da bela serra, a estrada para chegar até lá tem bastante areia, mas ainda assim merece uma conferida.

Ao final foram aproximados 55 km muito bem pedalados e recomendo a todos, é possível percorrer quantos Kms quiser, conforme a sede de pedal, pois o legal em Nova Columbia, é fazer vários trechos de diferentes estradas ao gosto do ciclista e assim, tentar conhecer um pouco de tudo há de interessante por aquelas redondezas.

Rudi Arena

Este slideshow necessita de JavaScript.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s