A Cachoeira da Geladeira Vai Ter Que Mudar de Nome

A Cachoeira da Geladeira localizada em Jafa e cuja característica principal é seu poço de água gelada, vai ter que mudar de nome. É com muito pesar, que escrevo essas más digitadas linhas, para noticiar a quem ainda não sabe, que uma das melhores e mais conhecidas cachoeiras de Garça, que tinha o mais fundo poço de todas (mais de 5 metros de profundidade), acabou, ao menos ela não existe mais na forma como estávamos acostumados a ver e apreciar.

Da última vez que ali fomos, tomamos um susto quando chegamos a tão almejada cachoeira, pois constatamos que o poço simplesmente havia desaparecido para dar lugar a um grande banco de areia. Uma das cenas mais tristes já vista por mim, ecologicamente falando é claro, ainda mais pela relação afetiva que foi desenvolvida pelo lugar.

Como é regra, e não exceção, os córregos e nascentes de Garça e região, assim como Brasil a fora, sofrem com o desmatamento de suas margens e o assoreamento de seu leito. Isso, na maioria das vezes diminui significativamente o nível da água dos rios, e assim prejudica de diversas formas os seres vivos que existem ali ou que dependem de sua água para viver.

O cumprimento ao menos do que determina o Novo Código Florestal Brasileiro, já seria um grande avanço para evitar estas tristes ocorrências, embora o novo código tenha sofrido com a diminuição da proteção da mata ciliar legal exigida em comparação ao antigo texto. Uma recomposição mínima da cobertura vegetal das nascentes são essências para que possamos continuar a aumentar a população, sem que soframos com uma grave escassez de água, cujos sinais já estão sendo enviados.

Rudi Arena

3 thoughts on “A Cachoeira da Geladeira Vai Ter Que Mudar de Nome

  1. Sou neto de Emilio Marangão, e conheci este poço a mais de 55 anos.
    Compartilho com o pensamento de vocês.
    Estamos destruindo o que há de mais belo, que é a natureza.
    E nem é mais uma ação silenciosa, mas sim acintosa
    Civilizações antigas desapareceram por falta de água, e nós ainda não aprendemos.
    Grande abraço
    NESTOR MARANGÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s