Este local é simplesmente fantástico, está localizado na direção da estrada de asfalto que leva ao bairro de Itiratupã que por sua vez integra o distrito de Jafa, este pertencente ao município de Garça. Para chegar até lá, é preciso seguir andando pelo curso d´água por um bom trecho até se deparar com uma queda não muito grande, mas onde há um poço de água cristalina que é um ótimo ponto de parada para se banhar, lugar em que já encontramos um porco do mato que apareceu do nada e depois partiu.
Antes deste poço passamos pelo recanto das borboletas, pois é incrível a quantidade desses insetos ali concentrados, a movimentação delas e seu colorido no ar faz até parecera que estamos em um desenho animado quando percorremos este pequeno trecho do curso d´água que seguíamos. E não foi só neste dia que as borboletas estavam lá, outros dias elas estavam no mesmo lugar, pode ser a época do ano, mas é um espetáculo a parte.
Um pouco mais adiante, encontramos o pico do urubu, logo que se chega não se avista nenhuma ave desta espécie, porém, não demora muito para que elas apareçam com força total e seus vôos rasantes. Este pico é muito alto e de um visual estonteante, de uma beleza ímpar, com a imagem do alto do desfiladeiro que ali existe. É como se estivéssemos defronte de um monumento natural que demonstra toda a exuberância da natureza e nos mostra como somos pequenos e frágeis quando estamos a um passo de um precipício mortal, talvez por isso o lugar acaba sendo ainda mais fascinante.
Rudi Arena