Vale das Árvores Secas (Itiratupã – Vera Cruz)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta trilha tem um percurso total de cerca de 50 km com saída do centro de Garça e não precisa descer muito da bicicleta, basicamente todo em estrada ou trilha de chão, há apenas um curto trecho de asfalto da estrada vicinal de Itiratupã, mas logo após passar venda que existe a margem direita da estrada, é preciso entrar a esquerda em uma estrada de terra que leva a uma bela fazenda de gado que fica próximo a um vale que separa o distrito de Itiratupã pertencente ao município de Garça-SP e a cidade vizinha de Vera Cruz-SP.

Este caminho pode ser feito de carro, pois não há uma estrada liga Itiratupã a Vera Cruz, o único jeito é cortar pelo meio do pasto da fazenda, descer um vale em terreno acidentado, atravessar um rio, depois ainda subir o vale, até chegar em uma estrada de terra que leva a Vera Cruz e possui subidas íngremes envolta a uma deslumbrante paisagem de serra.

Ao chegar em Vera Cruz, paramos em um bar para tomar uma tubaína gelada, por sorte, o bar vendia até crepe suíço, uma delícia!!! Na volta, ainda fomos brindados com um lindo pôr do sol, para assim fechar com chave de ouro este dia de muito pedal e alegria, que só não foi completa por um motivo. A bela paisagem do fundo do vale e o rio com gramado ao redor e árvores secas, ao mesmo tempo que é bonito revela uma fato triste, toda mata ciliar foi devastada para dar lugar ao pasto e gerou um visível assoreamento do rio.

Nunca é demais ressaltar a importância das matas ciliares, elas são fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente, oferece proteção ao solo, ajuda no volume de água, reduz o assoreamento e diminui a força da águas que chegam a rios, lagos e represas. Também é responsável por manter a qualidade da água e impedir ou amenizar que as águas sejam contaminadas com poluentes. Além de tudo isso, contribuem para a conservação da biodiversidade ao formarem corredores ecológicos que fornecem água, alimento e habitat as mais diversas espécies de nossa flauna; são barreiras naturais contra a proliferação de pragas e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos gases que mais contribuem pelas mudanças no clima que afeta o globo terrestre. É pouco ou quer mais?????

Rudi Arena

One thought on “Vale das Árvores Secas (Itiratupã – Vera Cruz)

  1. Amigos, parabéns pela iniciativa de valorizar a natureza. Continuo ansioso por mais notícias da Companhia Inglesa onde nasci em 1946. Se conseguirem fotos antigas, mande-as. Grande abraço Nestor Marangão

    ________________________________

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s