Pico dos Tucanos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este lugar é realmente incrível, ele é extremamente próximo da cidade, basta começar a descer a estrada da bomba do SAAE e antes de chegar no chão de paralelepípedo, é preciso sair da estrada e pegar os trios de bois do pasto a direita de quem está descendo. Embora curto o giro, ele é feito todo na pirambeira, e por isso a dificuldade de pedalar é grande, seja pelo terreno demasiadamente acidentado ou por ter trechos extremamente íngremes, em que é preciso carregar a bike morro acima. Assim, mais uma vez gostaria de reforçar a ideia de que a kilometragem do pedal não indica necessariamente o grau de dificuldade, pois são muitas as variáveis que devem ser levadas em conta.

O melhor desta trilha é poder pedalar e ao mesmo tempo desfrutar de um amplo e sublime horizonte, o que dá uma sensação de uma liberdade indescritível. O tempo todo o visual é belo e temos uma visão privilegiada da topografia do local. Infelizmente a umidade do lugar embaçou a lente da câmera e prejudicou o registro das imagens do vídeo abaixo, mesmo assim, dá para perceber a beleza e a dificuldade de se pedalar. A umidade é normal ali, pois há muitas nascentes e que estão sendo respeitadas suas margens que estão desprotegidas e expostas, porque não há mata ciliar alguma, o pasto tomou conta de tudo. Assim, o Córrego do Barreiro que fornece a água que chega nas residências da cidade de Garça e é alimentado por estas nascentes, sente o problema com a diminuição do volume  de água e assoreamento de suas margens. Logo, podemos concluir  que a negligência com o meio ambiente que parece nada ter a ver com a gente, tem sim, pois está ligado diretamente a qualidade da água que nos é fornecida, o reflexo pode ser sentido na prática.

No dia que foi feito as imagens não foi possível registrar os tucanos que assiduamente aparecem por ali e deu nome a trilha, mas eles não deram o ar da graça para contemplação e alegria nossa.Tudo bem, eles já apareceram ali diversas vezes, fica quem sabe para a próxima vez,  mas de qualquer maneira, só o fato de tucanos serem vistos tão perto da cidade já demonstra a força e resistência da natureza face todas as ações dos homens que destroem o habitat natural dos animais na procura obsessiva majorar seus ganhos imediatos, mesmo que haja comprometimento com seus ganhos de meio a longo prazo.

Rudi Arena

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s