Cachoeira do Marangão – Garça

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para chegar neste lugar, é preciso pegar uma estrada de terra atrás do distrito industrial de Garça e segui-la até o fim do caminho, então chega na  fazenda que tem um mata burro na entrada. Esta propriedade pertencia a uma conhecida figura da sociedade Garcense, que por sinal seu nome foi associado a cachoeira, uma vez que quando proprietário construiu uma ponte e cimentou um caminho para chegar de carro até embaixo da cachoeira, mais cômodo que isso impossível. Nesta época, ela era bastante visitada, ao contrário de hoje.

Mas a natureza tem seus caprichos e uma força muitas vezes menosprezada pela mente humana, razão pela qual o que um dia o homem criou, a natureza tomou de volta com a naturalidade que lhe é característica.  Assim, a ponte de madeira que um dia existiu se foi, logo, é preciso passar a pé por um longo brejo em que a água chega pela cintura e não possui uma cor e cheiro agradável. A maior parte da área cimentada também desapareceu, mas nada que nos desanimou a chegar ao nosso destino final, pelo contrário, tudo isso só enriqueceu a natureza e o rolê ao acrescentar um toque de dificuldade que dá pitada a mais de aventura ao pedal.

A trilha dentro da fazenda envolve uma descida extremamente íngreme que nos leva até o nível mais baixo de um lindo vale que fica entre a fronteira da zona rural de Garça-sp e o bairro Itiratupã do distrito de Jafa.  O percurso total é curto, de cerca de 15 KM, mas isso não diz muita coisa, pois na volta é preciso encarar uma cansativa e íngreme subida, que  é obviamente muito difícil de subir pedalando, mas não impossível, um desafio e tanto para pernas, músculo e pulmões.

O melhor  de tudo isso é chegar na cachoeira escondida em meio a um estreito caminho talhado na mata atlântica sobrevivente daquela região, sua água é  cristalina, muito pura mesmo, como é difícil de ser encontrada, também, é proveniente de uma nascente próxima dali, razão pela qual o volume de água não é tão grande, porém, em compensação ela é bem gelada, por isso bem refrescante e sua queda é bela, pois caí de grandes alturas, o suficiente para se banhar com gosto e satisfação. Qualquer esforço e vicissitude não foi em vão, a beleza e o banho de cachoeira foi uma recompensa para lá de generosa para quem se atreveu a fazer esta trilha.

Rudi Arena

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s