Esta cachoeira é especial, ela fica na parte mais baixa de um lindo vale, um lugar espetacular, pela sua beleza, cachoeira e principalmente pelo seu poço que tem água em abundância para nadar, pois é fundo e não dá pé em boa parte dele. Para se chegar nesta maravilha não exige muito esforço, o mais difícil é a volta, pois tem que subir o vale com a bike nas costas, não tem como não se cansar, mas vale muito à pena.
Falar da Cachoeira da Constroli é lembrar-me do passado, pois a primeira vez que fui lá foi em 1994, um amigo nosso de colégio tinha uma propriedade ao lado da cachoeira e descer até ela sempre era muito tentador. A cachoeira ficou conhecida como da Constroli, pois a fazenda próxima a cachoeira pertencia ao grupo empresarial garcense de poços artesianos que tem esse nome, porém, hoje a fazenda é de outro proprietário, mas continua sendo conhecida como Cachoeira da Constroli.
O lugar tem ares paradisíacos com um amplo poço de limpas águas. Há cerca de15 atrás, o poço era refúgio de capivaras e também era muito comum nadar junto com cobras d`águas inofensivas (huumm, será?). Hoje a cachoeira e o poço continuam extremamente atrativos, mas nunca mais avistei capivaras e cobras, Entretanto, a sua redondeza continua sendo um ambiente fértil para a fauna que tenta sobreviver com o que restou de nossa mata atlântica, como prova disso, as imagens registradas de gaviões e de um tatu, que podem ser vista no vídeo abaixo, gravado em outubro/2011. Todas as fotos podem ser acessadas na galeria a direita do blog. Por Rudi.