Maria Fumaça do Bosque tem seu valor histórico reconhecido.

O Condephaat – Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado finalmente reconheceu oficialmente o relevante valor histórico da Locomotiva a Vapor americana modelo Baldwin Locomotive Works do ano de 1891 situada no Bosque Municipal de Garça.

Requerido pelo jornalista Aridelson Martins no ano de 2014, o tombamento foi publicado no Diário Oficial de 10 de maio de 2022 e é ato oficial desse órgão que reconhece o valor histórico do trem.

Adquirido pelo Município de Garça na década de 70, a Associação de Preservação da Memória Ferroviária de Garça e a administração pública municipal têm o sonho de restaurá-lo para disponibilizar passeios turísticos. Apesar do alto valor para a restauração, tal proposta não é impossível se colocada como um projeto do MIT – Município de Interesse Turístico ou até mesmo através de captação outros recursos federais e até internacionais.

Causa tristeza, no entanto, o abandono de décadas pela concessionária ALL (e atualmente a Rumo) das linhas férreas da região. A esperança é que, pela aprovação da renovação da concessão pela União, o Ramal Panorama –Bauru seja reativado.

É uma pena observar que o modal ferroviário tenha sido abandonado na nossa região. A linha férrea que tanto contribuiu para o desenvolvimento das cidades, principalmente no escoamento da produção do café e no transporte de passageiros durante décadas, foi sufocada pelo interesse econômico que privilegiou o modal rodoviário.

A decisão do tombamento nesse contexto se mostra ainda mais acertada, pois é, um verdadeiro alento para todos que anseiam pela preservação da memória e da história da nossa cidade. Deve ser comemorada por todos.

Quando realizamos o evento Desafio Piramba JetFlex de Mountain Bike, o circuito contemplou a Maria Fumaça e encantou os participantes -além de ter rendidos belas fotos.

Eu me lembro de brincar nela quando criança com meus irmãos. Quem sabe meus filhos também aproveitem dessa preciosidade da nossa cidade. Vida longa a nossa Maria Fumaça.

Vicente Conessa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s