Essas são imagens recentes (02/04/2022) do estado de conservação da Igreja da Fazenda São João do Tibiriçá, mais conhecida como CIA Inglesa. Apesar de estar tombada como patrimônio histórico e cultural a sua estrutura encontra-se frangalhos, e agora existe até um aviso para não entrar que sob risco de desmoronamento.
Estacas de madeira são usadas para aumentar a estabilidade da estrutura. Apesar disso tudo, o altar está lá repleto de santos e outros adornos sacros que nos faz lembrar que realmente estamos em uma igreja. A sua arquitetura neogótica com vitrais coloridos chama muito a atenção, porém uma restauração se faz urgente, só que parece ainda longe de ocorrer.
O motivo dessa nossa visita a CIA Inglesa foi para fazer a manutenção da placa que colocamos ali já faz algum tempo e estava precisando de reparo que fizemos, mas ainda é preciso pintar novamente algumas das placas. Um serviço para outro momento. Mas para nós é importante a conservação dela pois virou uma espécie de outra atração além da igreja, muitos ciclistas e pessoas passam pela placa que o Piramba colocou na frente da Igreja e tira fotos bem legais e isso é um motivo de grande satisfação para nós.
Ao tudo indica o que foi uma bela igreja frequentada pela comunidade da antiga Fazenda dos Ingleses hoje encontra-se tomada pelo animais, a porta principal tem uma corrente que impede a entrada de pessoas. Mas existe uma porta lateral tomada pelo mato alto em que é possível adentrar na capela em ruínas.
Por estar bastante destelhada é comum ver muitas aves ali que encontram um bom lugar para sua morada, um dia a noite chegamos a ver até um pica pau. Entretanto, por vários estercos encontrados no chão da Igreja nessa última visita ao local, quem tomou conta do recinto foram vacas ou cavalos que estão frequentando tranquilamente o salão desse patrimônio tombado. O mato bastante alto cerca todo o lugar, o abandono é total, mas o altar continua em em pé e lindo, é que nos dá a esperanças de que dias melhores ainda virão para esse lugar sagrado e repleto de beleza e história.
By Rudi Arena