Saímos com as bikes da pousada Terezinha do Flor que fica nas proximidades da cidade de São João Batista do Glória-MG, era grande a expectativa para conhecer um pouco das maravilhas que a Serra da Canastra proporciona.
Para começar, pegamos um estradão bem movimentado, com muitos caminhões que levantavam muita poeira. Depois de um curto trecho de asfalto próximo a Hidrelétrica de Furnas, enfim pulamos para o Parque Nacional da Serra da Canastra em direção a Pedreira Lagoa Azul.
Mas antes de chegar no almejado lugar, foi preciso encarar uma longa e íngreme subida. E ao chegar, logo de cara percebemos a bela recompensa, todo o esforço não foi em vão. Apesar do outono, o dia era de sol e temperatura agradável, então foi o momento de entrar na água e relaxar após uma desgastante subida. Menos eu, que estava com uma forte gripe e e resolvi não entrar na gelada água da lagoa com receio de piorar a moléstia.
É um lugar encantador, uma belíssima lagoa de águas cristalinas, onde antes existia uma pedreira, agora desativada, e que passou a fazer parte do território do Parque Nacional da Serra da Canastra, embora exista informações de que existe atividade clandestina ainda no local.
A quantidade de pedras mineiras ao redor é enorme, esta é um quartzito muito usado na construção civil apesar de ser originária da serra da Canastra, é utilizada no Brasil a fora. Um lugar espetacular, e está localizado no município de Capitólio-MG, mas é próximo também de São João Batista do Glória-MG, o acesso é fácil para bike, com carro de passeio já um tanto complicado, o recomendado mesmo é um veículo 4×4.
Rudi Arena
Obrigado, ótimas informações, só uma dúvida, como eu consigo umas bicicletas lá, ou você levou a sua? Meu carro é baixo e não vou conseguir ir lá com ele.
Obrigado pelo seu comentário. E, respondendo a sua pergunta, nós levamos as bicicletas para andar poe lá.