Esta cachoeira é uma das mais conhecidas pela população de Garça, era muito frequentada, pois o acesso antigamente era livre. Hoje, foram colocadas porteiras e cercas, para se chegar até ela, é necessário passar também pela sede da fazenda, por isso, houve diminuição dos frequentadores desta maravilha natural.
Para se chegar nesta queda, tem que pegar a estrada de terra do Saltinho que leva para cidade Gália, porém, antes de chegar na primeira ponte de madeira, existe a direita, uma placa com o nome “Fazenda Santa Rute”, está fazenda pertence a uma pessoa de sobrenome Cantu, por isso que associa-se o nome à cachoeira, que privilégio do proprietário.
É uma cachoeira belíssima, talvez a mais bela, até porque não é apenas uma queda de água,são várias quedas e cai água por toda parte, e em grande volume, o que a torna uma das cachoeiras mais caudalosas de Garça-SP. Realmente uma maravilha, um pedacinho do paraíso aqui na terra, a água é extremamente limpa, a mata ciliar é muito bem preservada, felizmente, diferentemente de muitas outras cachoeiras da região, que tiveram suas matas próximas as nascentes e cachoeira transformadas em pastos descuidados e vulneráveis a erosões do solo e assoreamento do leito do rio. Rudi.
Maravilhoso esse lugar.