Recentemente a imprensa divulgou a morte de um casal de Campinas devido a febre maculosa. Eles frequentaram uma fazenda naquela região e, infelizmente vieram a óbito devido a vários fatores, mas, principalmente ao diagnóstico tardio da doença.
Nós pirambeiros e amantes da natureza, sempre estamos em contato com locais de matas e estamos sujeitos a essa ameaça.
Por isso, é importante saber: Quais cuidados devemos ter para evitar a febre maculosa?
Aqui no blog já falamos sobre o carrapato estrela (leia aqui). Esse inseto é o hospedeiro da bactéria Rickttesia Rickttsi que causa a febre maculosa.
Não necessariamente todos os carrapatos carregam essa bactéria, ele tem que estar contaminado com ela e a Capivara é um hospedeiro “ideal” para sua propagação.
No caso, não existe vacina para a febre maculosa então, o cuidado que devemos ter é sempre verificar após a trilha se há algum carrapato grudado no corpo e fazer a retirada (o mais rápido possível) com cuidado para que nenhuma parte permaneça encravada.
Muitos recomendam que a pessoa que vai a uma trilha utilize camisas de mangas longas e calça cobrindo a maior parte do corpo. Porém, no casos dos ciclistas que fazem trilha isso se torna inviável. Portanto, o que se recomenda é a utilização de um repelente mais forte como o Exposis Extreme (que também é indicado para proteção contra Febre Amarela e Dengue)
Muito importante nos casos de febre maculosa é o diagnóstico precoce da doença já que ela possui sintomas muito parecidos com a dengue, gripe, zika e etc.
Então se você frequentou áreas de mata e tem febre alta não descarte a febre maculosa, já que, tratada com antibiótico nos sintomas iniciais dificilmente evolui para óbito.
Nos casos recentes em Campinas o tempo para o diagnóstico custou a vida dessas pessoas, já que o resultado do exame foi confirmado apenas após a morte.
Garça no Mapa da Febre Maculosa.
A cidade de Garça infelizmente está no Mapa das regiões criticas para a transmissão da febre maculosa.
O Ministério da Saúde disponibiliza via Google Maps as áreas onde mais ocorre a doença e, Garça está nessa região. (Mapa <a href=”http://<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1YZjHk09dCSTzFJaJznX-lFRQNUAY4x7Z&ehbc=2E312F” width=”640″ height=”480″>abaixo). Por isso, devemos ter cuidado redobrado com os carrapatos e, principalmente observar sintomas da doença para ter um diagnóstico rápido.
Para mais informações sobre os cuidados com a Febre Maculosa acesse aqui.
Vicente Conessa.


