Pedalando em Amsterdam – capital mundial da bicicleta.  

Amsterdam é capital da Holanda um dos países em que mais se pedala no mundo. Com uma ótima infraestrutura para as bikes, estima-se que mais de 80% da população utilize a bicicleta como meio de transporte diário. Somente em Amsterdam há em torno de 900 mil bicicletas e um sistema de ciclovias com mais de 15 quilômetros.

Porém, pedalar por aqui não é tem fácil quanto parece. Isso porque os holandeses pedalam muito rápido e é preciso estar sempre atento para não acontecer nenhum acidente.

Além disso, é necessário se acostumar com os sinais de trânsito nos cruzamentos entre os canais e tomar cuidado principalmente com os “trams”- espécie de bondes elétricos que circulam muito frequentemente nas ruas.

É muito importante também sinalizar as mudanças de direção com os braços como comumente fazemos ao dirigir e utilizar as setas. Você percebe que os residentes levam essa recomendação a risca em Amsterdam.

O que se vê também são muitas bikes cargueiras, inclusive, é muito comum observar os pais carregando seus filhos para a escola por exemplo. Os correios da Holanda também utilizam frequentemente as bikes cargueiras mas, em sua maioria são bikes elétricas.

20240305_122434

As bikes em sua maioria são de cidade e estão em grande número em todos os lugares. Na cidade há muitos locais específicos para “estacionar” as bicicletas e estão quase sempre abarrotados.

Pudemos visitar Amsterdam nesse mês de março e tivemos a grata experiência de pedalar por lá.  As bicicletas que utilizamos eram feitas aço carbono (muito pesada) e com sistema de 3 marchas internas Shimano Nexus no cubo da roda traseira.

Como alugar uma bicicleta em Amsterdam?

Se você vai visitar Amsterdam e deseja pedalar por lá, existem várias formas de conseguir uma bicicleta.

Primeiramente, estarão espalhadas pela cidade diversas bicicletas de aluguel de propriedade da empresa Uber, que são chamadas de Lime. Elas não possuem uma estação própria como as bicicletas do Santander. Basta baixar o app da Uber-Lime e ler o QR Code presente na bicicleta, depois disso, o próprio sistema libera o cadeado e você pode pedalar tranquilamente. O valor de 1 hora gira em torno de 7 euros.

Outra forma é alugar a bicicleta diretamente no hotel que você estiver hospedado. Foi o que fizemos.  O valor gira em torno de 8 a 15 euros dependendo do número de dias utilizados. Elas já possuem um cadeado embutido junto ao quadro que é algo primordial haja vista a grande quantidade de furtos de bikes na cidade.

Onde pedalar em Amsterdam?

Você pode pedalar pelo grande sistema de ciclovias que liga toda a cidade. É uma experiência muito bonita porque Amsterdam tem locais de beleza impar com as construções antigas e seus famosos canais.

Outra opção é pedalar nos parques da cidade. Recomendamos o Volderpark que é um parque muito bonito que é próximo ao Museu Van Gogh sendo possível contemplar as tulipas e os diversos animais como patos e outras aves.

Seja como for, não deixe de experimentar o pedal em Amsterdam. Vale muito a pena e dá até uma certa inveja de como o uso da bicicleta é estimulado com toda segurança e infraestrutura. Oxalá que esse exemplo seja seguido no Brasil!

20240305_120934
20240306_135313

Deixe um comentário