Fazer o Bem ao Próximo é Contagiante!

“A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele de quem o faz.” Machado de Assis

Essa citação de Machado de Assis não deve ser abordada como uma simples frase, mas uma lição que devemos sempre carregar em nossas vidas. Se você concorda com isso, estamos alinhados e podemos poupar explicações do propósito que motivou o Piramba nas nossas ultimas ações solidárias. Antes de entrar no mérito da doação dos brinquedos, gostaria de explorar aqui outro tipo de doação que realizamos anteriormente e culminou nos recursos para a compra dos brinquedos.

Estou falando da doação do nosso precioso tempo, da doação da nossa dedicação a uma causa. Vamos abordar o “se doar”. Me lembro de acordar no sábado de manhã, dia 16 de Outubro de 2021, e ver as mensagens do grupo Piramba no meu celular. O teor era mais ou menos assim:

  • “Vai ter reunião?”
  • “Vamos assumir a organização do evento mesmo?”
  • “Temos tempo hábil para isso?”
  • “Sabemos promover um evento deste porte?”
  • “Isso vai dar mais trabalho do que imaginamos!”

Mais tarde naquele mesmo dia fizemos a tal reunião que definiria os passos para a realização do Desafio Piramba JetFlex. A reunião foi conturbada… muitas idéias desorganizadas, muitos receios e desentendimentos. Além disso, naquela data, teríamos pouco mais de 40 dias para levantar recursos financeiros, desenvolver parceiros e apoiadores, organizar e ainda divulgar o maior evento dos últimos dois anos na cidade. O cenário não era nada animador, mas decidimos naquele dia que iríamos encarar o desafio e fazer acontecer o evento, mesmo sem visar retorno financeiro nenhum.
Mas por quê?

WhatsApp Image 2022-01-10 at 20.44.53 (1)
WhatsApp Image 2022-01-10 at 20.46.07

A riqueza, não se mede pelos bens que se possui, mas sim pelo bem que se faz” Miguel de Cervantes.

É isso! Vimos uma oportunidade enorme de fazer o bem e ajudar as pessoas que mais precisavam, afinal de contas a solidariedade faz do mundo um lugar melhor para todos nós. Esse foi o propósito que nos motivou a se doar!


Assumir o evento trouxe uma enxurrada de deveres e responsabilidades. Teríamos que responder às expectativas dos patrocinadores, apoiadores, poder público, atletas e toda a população em geral.
No final, como todos sabem, o evento foi realizado com sucesso, todas as expectativas foram excedidas e já publicamos diversos materiais sobre isso antes. Confira alguns abaixo:


Mas porquê fiz questão de contar isso antes de falar sobre a doação dos brinquedos?Porque a contribuição maior para as crianças não deve ser pipas, caminhões ou bonecas. Da mesma forma que nos unimos e nos motivamos no propósito de fazer o bem, é isso o que queremos passar adiante, porque no final é isso que faz tudo ter valido a pena.

WhatsApp Image 2022-01-10 at 20.42.28


Os brinquedos são legais e fazem a alegria dessas crianças, sem dúvida. Porém são passageiros, dentro de dias não trarão mais tamanha empolgação. O que ficará é o exemplo de solidariedade, o ato de ajudar e de fazer o bem.

WhatsApp Image 2022-01-10 at 20.37.03


Encerramos as entregas dos brinquedos com a certeza de que esse gesto de bondade vai influenciar a formação humana de cada uma dessas crianças, e nelas fica a esperança que se tornem multiplicadores do bem.

Porque fazer o bem ao próximo é realmente contagiante!

By Fausto Fujikawa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s