Roteiro Caetetus – Ouro Branco.

No último sábado, dia 24 de julho de 2021, fizemos um novo percurso a convite do amigo Denilson Ruffo. Trata-se do Roteiro Ciclístico Caetetus – Ouro Branco.

Como o próprio nome diz o roteiro que possui 50 quilômetros de extensão inicia e termina na Estação Ecológica dos Caetetus e passa pelo Bairro Rural Ouro Branco no município de Alvinlândia.

A Estação Ecológica dos Caetetus1 foi “criada em 1976, entre Gália e Alvinlândia, preserva uma das maiores áreas contínuas de aproximadamente 2.179,00 ha (Dois mil cento e setenta e nove hectares) representativas da floresta estacional semidecidual que revestia o Planalto Ocidental Paulista, restrita hoje a menos de 6% da cobertura original. As espécies de madeira nobre mais conhecidas e mais utilizadas no Brasil, no início do século XX, eram quase todas provenientes dessas florestas, incluindo cedro, peroba, cabreúva, ipê, pau-marfim, jequitibá, guarantã, amendoim. A Estação guarda uma boa amostra desse ecossistema, assegurando a sua preservação. A inexistência de florestas naturais significativas, em um raio de aproximadamente 200 km, faz da Estação a base para o conhecimento da estrutura e funcionamento do ecossistema regional original. A Estação dos Caetetus abriga fauna bastante rica, inclusive com espécies ameaçadas de extinção, entre eles, mamíferos como suçuarana, jaguatirica, cateto, queixada e o “mico-leão-preto”, espécie endêmica do sudoeste do Estado de São Paulo e um dos primatas mais ameaçados de extinção no mundo.”

O pedal sai da Estação e vai circundando a mata por um estradão com bastante areião. A beleza do local se destaca principalmente em um local que serve de mirante logo no início onde se pode apreciar a mata e seus limites com outras propriedades.

Depois, o caminho passa por várias propriedades rurais sendo que algumas ainda guardam algumas colônias históricas. A região teve sua importância no início do século XIX antes da chegada da ferrovia e depois foi perdendo seu protagonismo pois, a ferrovia modificou o fluxo de pessoas e moldou de forma diferente as cidades.

É preciso estar sempre atento, pois, logo nas primeiras descidas há muito cascalho e pedras soltas que podem levar o ciclista mais disperso a cair da bicicleta. Aliás, foi o que aconteceu com o anfitrião Denilson que “comprou um terreno” em uma descida, mas sem mais prejuízos e sem machucados.

Importante ressaltar que no caminho ainda é possível se banhar em uma linda cachoeira ao lado da estrada de chão.

Após 25 quilômetros chegamos na Fazenda Santa Clara de Anhumas que é uma propriedade histórica na cidade de Alvinlândia e que, ainda hoje possui as casas da época, bem como, o local que servia de colégio para quem morava na região.

Depois, passamos por dentro da cidade de Alvinlândia onde pudemos nos abastecer com água na praça da Igreja da Paróquia de Santo Antônio e de lá partimos para pedalar pela Rodovia de volta a Estação Ecológica.

A volta nos brindou com um espetáculo a parte da natureza quando a noite chegou e uma Lua cheia de cor avermelhada se pôs no céu.

Está aí mais uma trilha sensacional que temos a disposição na nossa rica região que deve ser valorizada e acima de tudo, pedalada.

Referências bibliográficas:

1-) https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/estacao-ecologica-caetetus/ acesso em 26 de julho de 2021.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s